sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Prova do simulado do 9º ano

Prova do simulado do 9º ano


Governo do Estado da Paraíba - SEC
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio LILIOSA DE PAIVA LEITE
SIMULADO DE AVALIAÇÃO GERAL DO 4º BIMESTRE 07/12/2011. 9ª ano A
PORTUGUÊS/MATEMÁTICA/CIÊNCIAS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA/INGLÊS



Língua Portuguesa
Soneto da Fidelidade (Vinícius de Morais)

E tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meus pensamentos
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
1. Marque o nome que recebe este tipo de verso, Considerando o número de silabas poéticas deste verso.
a)Decassílabos                                                                                                                                                                            b)Alexandrinos                                                                                                                                                                               c)redondilha menor                                                                                                                                                                 d)redondilha maior 
e)verso livre
2. Marque a opção correta
a)o poema tem 12 versos       b)o poema tem 10 versos      c)o poema tem 8 versos    d)o poema tem 7 versos                e)o poema tem 14 versos
3. Qual o esquema de rimas empregadas no poema?
a)ABCD, ABBA, ACB, ACD       b)ABBA, ABBA, CDE, DEC        c)ABBA, CBBA, CDE, DCE     d)AABB, AABB, CCD, ECD        e)ABBC, AABB, CDE,ECD
a)prefixal, sufixal, parassintética     b)prefixal-sufixal, parassintética, prefixal       c)parassintética, sufixal, regressiva         d)prefixal-sufixal, prefixal, parassintética                e)sufixal, prefixal, imprópria
5. Qual o tipo de composição que ocorre em: vinagre, passatempo, pontiaguda, embora, são respectivamente:
a)aglutinação, justaposição, aglutinação, justaposição                                                                                                                  b)justaposição, aglutinação, justaposição, aglutinação                                                                                                     c)aglutinação, justaposição, aglutinação, aglutinação                                                                                                                 d)aglutinação, aglutinação, aglutinação, justaposição                                                                                                                 e)justaposição, justaposição, justaposição, aglutinação
Matemática
6. Dada a função real y = 3x – 2, a imagem da função quando
x = 1 é:
a) -4       b) 4         c) -5        d) 3         e) -2
7. A reta do gráfico da função real y = 2x não passa e, (0,0), a essa função podemos chamar de :
a) função afim
b) função linear
c) função constante
d) função negativa
e) Nenhuma das alternativas
8. O delta da equação x4 – 13x2 + 36 = 0 vale:
a) 35      b) 25      c) 64       d) 121    e) 15
9. Os quadrantes do plano cartesiano são contáveis no sentido:
a) positivo
b) negativo
c) horário
d) anti horário 
e) Nenhuma das alternativas
10. O gráfico real    y = -2x + 5 passa por:
a) 2º e 4º quadrantes
b) 1º e 3º quadrantes
c) 1º e 2º quadrantes
d) 2º e 3º quadrantes
e) Nenhuma das alternativas
Ciências
11. Qual a fórmula molecular do Carbonato de Cálcio:
a) CaO                  b) CaNCO            c) CaCO3    
d) KC aO2            e) Ca(OH)2
12. Na Reação Fe (NO3)3    _____  Fe  + 3NO3, que tipo de Reação é:
a) Simples troca                  b) Análise       c) Síntese     
d) Deslocamento                               e) Dupla troca.
13. Na Reação CaCO3   ______CaO+  CO2, que tipo de Reação é:
a) Análise              b) Dupla troca           c) Síntese      
d) Simples troca                 e) Deslocamento.
14. Qual a nomenclatura oficial do CaCℓ2  é:
a) Cloreto de Cálcio       b) Cloreto de Carbono  
c) Cloreto de cobre        d) Cloreto de cobalto    
e) Cloreto de fósforo.
15. Na Reação a Seguir Cu  +   H2SO4_____ CuSO4 + H2O essa   reação é do tipo:
a) Simples troca      b) Análise     c) Dupla troca   
 d) Decomposição              e) N.D.R.
História
16. A partir do governo Sarney, foram adotados vários planos econômicos que tentaram controlar o aumento da inflação no Brasil: (1,0)
A alternativa que apresenta o Plano econômico adotado no Brasil, após 1985 foi:
a) Plano Cruzado.
b) Plano de Ação Econômica (PAEG).
c) Plano de Metas.
d) Plano Salte.
e) Plano Verão
17. Das Alternativas abaixo não correspondem ao texto da constituição promulgada no ano de 1988 no Brasil.
a) O reconhecimento dos direitos das minorias.
b) O racismo foi tratado forma menos rigorosa e sem a devida atenção.
c) Demonstrou claramente uma preocupação com o meio ambiente.
d) Apresentou avanços significativos nas relações trabalhistas no sentido do trabalhador.
  
18. Sobre O Plano Real, assinale a alternativa correta.
a) Foi implantado no governo de Fernando Collor de Melo.
b) Foi obra do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
c) Iniciou-se no governo de Itamar Franco.
d) Diminuiu a inflação e aumentou a quantidade de empregos.
19. O governo FHC ficou marcado por varias ações, qual das alternativas podemos marcar como verdadeira:
a) um forte nacionalismo e rompimento com o FMI
b) uma política internacional independente
c) um ritmo forte de privatizações d estatais
d) não teve problemas com denuncias de corrupção
e) não apoiou a proposta de reeleição no Brasil
20. No governo Lula o Brasil apresentou mudanças políticas públicas marcantes, nas quais podemos destacar:
a) apoio a políticas afirmativas em favor de negros e outras minorias
b) apoio a homofobia e combate ao homossexualismo
c) desencorajou a reforma agrária e algumas lutas sociais
d) teve problemas na economia e no desemprego por falta de uma política monetária
e) esteve livres de problemas de corrupção e abusos por acessores
Geografia
21.Observe a charge abaixo:
A charge apresentada, além de lembrar os tristes acontecimentos ocorridos há vinte e cinco anos, após o acidente na usina termonuclear de Chernobyl, na Ucrânia, lembra que seus efeitos ainda estão presentes. Ao que parece, os impactos ambientais no continente europeu continuam a causar preocupação em escala mundial. Recentemente ocorreu um acidente nuclear, que, de certa forma, trouxe a tona a discussão acerca do uso da energia nuclear, através de protestos em várias partes do mundo. Esse novo acidente nuclear ocorreu
a) na França, ocasionado por ataques terroristas.
b) na Alemanha, em virtude do alto consumo de energia elétrica.
c) no Japão, onde ocorreram várias explosões, em virtude dos terremotos e tsunamis que atingiram este país.
d) na Alemanha, ocasionado por protestos de defensores do meio ambiente.
22) Observe a charge:
A chuva ácida é um problema ambiental que afetam muitos países do mundo, como também no continente europeu. A chuva ácida na Europa, além de problemas de saúde, como retratado na imagem acima, causa
a) o surgimento de novas florestas, substituindo as devastadas.
b) corrosão de peças de arte expostas ao ar livre e a morte de florestas inteiras
c) uma maior produtividade agrícola, satisfazendo aos anseios de seus proprietários.
d) a diminuição de gases poluentes na atmosfera.
23) Apesar do elevado nível de desenvolvimento econômico e tecnológico que caracteriza o continente europeu, existem fortes contrastes entre os diferentes países e regiões. Dentre os níveis de desenvolvimento elevado, intermediário e fraco, podemos destacar corretamente que:
a) a Inglaterra, a França e a Itália, apresentam fraca industrialização, enquanto que Portugal e Espanha têm um desenvolvimento bastante elevado.
b) Itália, Portugal e Espanha se caracterizam por apresentar um menor desenvolvimento industrial, enquanto que Inglaterra, França e Alemanha estão entre os países mais desenvolvidos.
c) os países do Leste Europeu e os países do Cáucaso apresentam fraca industrialização, da mesma forma que Inglaterra, Portugal e França.
d) Itália Portugal e França tem uma agricultura bem tradicional, porém tem um desenvolvimento industrial superior a Inglaterra, França e Alemanha.
24) Uma das mais famosas construções do mundo encontra-se na França, onde muitas pessoas sonham em conhecê-la. Estamos falando
a) da Estátua da Liberdade.
b) do Bing Bang.
c) da Torre Eiffel.
d) do Cristo Redentor.
25) A Industrialização surgiu na Europa. O país pioneiro na Revolução Industrial , no meados do Seculo XVIII foi
a) Portugal.
b) França
c) Itália
d) Inglaterra

Inglês
26. Os pronomes interrogativos where, whose e Who, significam respectivamente:
a) quem, quando, onde
b) onde, de quem, quem
c) quando, de quem, quem
d) quem, onde, quando
e) qual, quem, de quem
27. O pronome interrogativo when, é usado para:
a) perguntar o nome de alguém
b) perguntar sobre a idade de alguém
c) perguntar onde determinados fatos acontecem, aconteceram ou acontecerão
d) perguntar quando determinados fatos acontecem, aconteceram ou acontecerão
e) perguntar a quem pertence determinada coisa
28. Quando se quer saber a idade de alguém se faz a pergunta usando:
a) what    b) how many      c) how old            d) who     e)why
29. O pronome interrogativo “how many” é usado para:
a) perguntar sobre a idade das pessoas
b) perguntar sobre profissões e ocupações
c) perguntar sobre quantidade coisas que se pode contar
d) perguntar sobre quantidade de coisas que não se pode contar
e) perguntar pelo nome das pessoas
30. Qual o pronome abaixo pergunta sobre a quantidade de coisas que não se pode contar:
a) how far             b) how mueh       c) how mony        d) how   e) how old

Nenhum comentário:

Postar um comentário