PROINFO INTEGRADO CURSO
DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – PROTED/NTE JOÃO
PESSOA – PB
2º SEMESTRE 2011
TUTORA:
SUSYE CLÉA DA SILVA MACHADO
UNIDADE 2 – atividade 8
Alunos: Rui
Bezerra da Silva e Maria Elizabete Souza
Tema:
DESAFIOS DO SÉCULO XXI
Conteúdos:
Tecnologia, globalização e humanização
Baseado
nos desafios que tem o homem para o século XXI, conjuntamente os professores de
biologia e história construíram essa proposta de trabalho para juntos com os
alunos fazer uma reflexão acadêmica a respeito do posicionamento que devemos
ter sobre pontos como preservação do meio ambiente, desenvolvimento
sustentável, trabalho, emprego, saúde, qualidade de vida no mundo contemporâneo
convivendo com os avanços tecnológicos e a velocidade das informações. Alguns
pontos foram importantes porque utilizamos momentos presenciais e outras
atividades extra classe que havíamos realizado em momentos anteriores e
resgatados com os alunos, como visita ao Porto do Capim (origem da cidade de
João Pessoa) e outros museus. Mas principalmente usando o computador e a
internet como ferramentas de construção pedagógica. Depois de transcorridos as
propostas fazemos a seguinte avaliação
Avaliação;
Observações
nas participações dos alunos:
Os alunos demonstraram um interesse em desenvolver as atividades a
partir da proposta da construção dos conhecimentos adquiridos com as
ferramentas da Web, pesquisando, perguntando, discutindo e produzindo materiais
de mídias já conhecidos como Power Point, Movie Maker, paint e um novo programa,
o HagáQue.
Acompanhamos através de portfólios, web fólios e registros diários;
Dois blogs foram utilizados pelos professores para acompanhar e postar
as atividades desenvolvidas pelos alunos, http://elizabetebio.blogspot.com
e http://liliosadepaivaleite.blogspot.com com comentários postados por
alunos de grupos ou individualmente contribuindo com os temas e conteúdos
realizados. Porém varias dúvidas surgiram durante a aplicação pois para alguns
esta atividade era completamente inovadora, mas o mais importante foi observar
que os alunos que dominavam certas produções em mídias estavam ensinando aos
que não sabiam, inclusive fazer postagem e comentário em textos publicados.
Atividades
em sala e extraclasse;
Além das pesquisas e os trabalhos realizadas no laboratório de
informática tivemos momentos de debates dos temas em sala de aula, problemas
como emprego, previdência, políticas e políticos, drogas, prostituição e
informação fizeram parte do aprendizado compartilhado através dos debates que
utilizamos também entrevistas feitas com outros professores e membros da
comunidade. Foram utilizados visitas utilizadas anteriormente ao museu da
ENERGISA, Estação Cabo Branco e museu do cantor Jackson do Pandeiro.
Auto-avaliação;
Foi apresentada a dificuldade inicial com o tema e depois a inibição de
expor as idéias e observações feitas nos trabalhos de pesquisa, entrevista e
produção. Apresentar é sempre a tarefa mais difícil para os alunos,
especialmente em grupos na presença de professores.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário