sábado, 10 de dezembro de 2011

Curso NTE/PB Avaliação de atividade




PROINFO INTEGRADO CURSO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – PROTED/NTE JOÃO PESSOA – PB
2º SEMESTRE 2011
TUTORA: SUSYE CLÉA DA SILVA MACHADO
UNIDADE 2 – atividade 8
Alunos: Rui Bezerra da Silva e Maria Elizabete Souza
Tema: DESAFIOS DO SÉCULO XXI
Conteúdos:
Tecnologia, globalização e humanização

Baseado nos desafios que tem o homem para o século XXI, conjuntamente os professores de biologia e história construíram essa proposta de trabalho para juntos com os alunos fazer uma reflexão acadêmica a respeito do posicionamento que devemos ter sobre pontos como preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, trabalho, emprego, saúde, qualidade de vida no mundo contemporâneo convivendo com os avanços tecnológicos e a velocidade das informações. Alguns pontos foram importantes porque utilizamos momentos presenciais e outras atividades extra classe que havíamos realizado em momentos anteriores e resgatados com os alunos, como visita ao Porto do Capim (origem da cidade de João Pessoa) e outros museus. Mas principalmente usando o computador e a internet como ferramentas de construção pedagógica. Depois de transcorridos as propostas fazemos a seguinte avaliação

Avaliação;
Observações nas participações dos alunos:
Os alunos demonstraram um interesse em desenvolver as atividades a partir da proposta da construção dos conhecimentos adquiridos com as ferramentas da Web, pesquisando, perguntando, discutindo e produzindo materiais de mídias já conhecidos como Power Point, Movie Maker, paint e um novo programa, o HagáQue.

Acompanhamos através de portfólios, web fólios e registros diários;
Dois blogs foram utilizados pelos professores para acompanhar e postar as atividades desenvolvidas pelos alunos, http://elizabetebio.blogspot.com e http://liliosadepaivaleite.blogspot.com com comentários postados por alunos de grupos ou individualmente contribuindo com os temas e conteúdos realizados. Porém varias dúvidas surgiram durante a aplicação pois para alguns esta atividade era completamente inovadora, mas o mais importante foi observar que os alunos que dominavam certas produções em mídias estavam ensinando aos que não sabiam, inclusive fazer postagem e comentário em textos publicados.

Atividades em sala e extraclasse;
Além das pesquisas e os trabalhos realizadas no laboratório de informática tivemos momentos de debates dos temas em sala de aula, problemas como emprego, previdência, políticas e políticos, drogas, prostituição e informação fizeram parte do aprendizado compartilhado através dos debates que utilizamos também entrevistas feitas com outros professores e membros da comunidade. Foram utilizados visitas utilizadas anteriormente ao museu da ENERGISA, Estação Cabo Branco e museu do cantor Jackson do Pandeiro.

Auto-avaliação;

Foi apresentada a dificuldade inicial com o tema e depois a inibição de expor as idéias e observações feitas nos trabalhos de pesquisa, entrevista e produção. Apresentar é sempre a tarefa mais difícil para os alunos, especialmente em grupos na presença de professores.








https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif






Nenhum comentário:

Postar um comentário